BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Grafite?!

Provavelmente todos já se depararam com uma das obras de arte mais comuns de rua. O Grafite. Não é minha intenção abordar a história do grafite, pois para isso há várias páginas na internet. Vou só dar uma breve introdução do movimento para enfim chegar ao questionamento que pretendo.
O Grafite apareceu na década de 1970, na cidade de Nova Iorque (EUA), embora haja relatos e vestígios dele desde o Império Romano. Jovens passaram a deixar marcas nas paredes aos arredores da cidade. Estas marcas foram evoluindo com técnicas e desenhos.
No Brasil, o grafite nasceu no final da década de 1970, em São Paulo, e partiu para um novo estilo que tinha um toque especial brasileiro; que fez dele um dos melhores do mundo.
Há uma eterna discussão sobre a definição do grafite: poluição visual ou arte? Como sempre afirmo no blog, arte é uma forma de expressão. Todos podem fazer arte. Esta é a forma pela qual o grafiteiro consegue se expressar; e muitas vezes melhora o lugar dando mais vida a ele. Grafite é diferente de pixação, enquanto um só está preocupado em deixar sua marca, o outro traz uma bagagem de inspirações e cá entre nós, o resultado é surpreendente. Dizem que não pixam lugares grafitados, então talvez essa seja a solução para uma cidade como São Paulo. E damos um adeus à poluição visual, pois esta não é provocada pelos grafiteiros.

Youtube de grafiteiros, vale a pena ver: http://www.grafftube.com/


E porque não postar também algumas obras?!

(tentei pegar algumas obras diferenciadas do que vemos diariamente)













Fonte:http://www.brasilescola.com/artes/grafite.htm














2 comentários:

Monyka disse...

Alessandra, muito interessante a sua abordagem sobre o grafite.

Continue assim.

Monyka Sihel, estudante de Engenharia de Produção Mecânica

Unknown disse...

Alessandra, gostei muito da sua matéria sobre o grafite.

Bom trabalho!

Michael Ajzental, estudante de Engenharia Mecânica.