O Manifesto Cluetrain, escrito em 1999 por Rick Levine, Christopher Locke, Doc Searls David e Weinberger, já antecipava a alavancada na comunicação que foi possível através da internet. O manifesto apresenta uma proposta de comunicação entre mercados, seres humanos. Sua tese é de que as empresas deveriam descer do pedestal e se comunicar com as pessoas de uma forma humanizada, ou seja, mais próxima do consumidor. O Manifesto já previa o fenômeno dos blogs na internet, onde qualquer pessoa pode expor seu ponto de vista e assim, atrair leitores. Hugh Hewitt diz em seu texto Blog, que os blogueiros podem até ganhar muitos fãs que tomam suas informações como referências. É como se as pessoas preferissem ver os comentários do blogueiro que tanto gostam ao invés de procurar as informações que a empresa divulga sobre o produto; os blogueiros dão muito mais credibilidade aos seus seguidores. Concluindo, se as empresas mantiverem uma comunicação com seus consumidores através de um blog, isso a humanizaria e atrairia muito mais pessoas, por ser como uma conversa entre eles e não dados frios presentes nos sites. O blog é uma incrível ferramenta de comunicação, expressão, uma forma de arte e de mostrar ao mundo a bagagem de conhecimento e opiniões que cada um tem.
Fonte: http://www.buzzine.info/46/node/53
Link do manifesto: http://www.cluetrain.com/portuguese/index.html
Há 10 anos
0 comentários:
Postar um comentário