Já fiz um post sobre pinturas que se confundiam com a relidade, as pinturas 3D. Agora, vou falar de pinturas que são simplesmente perfeitas. É o caso do Hiper-realismo, uma tendência artística que surgiu no final da década de 60, sobretudo em Nova York e na Califórnia. O Hiper-realismo caracteriza a retomada do Realismo na arte contemporânea e utiliza como matéria as dimensões da vida moderna.
Isso nos leva a crer que hoje em dia há uma miscigenação da arte, pois muito daquilo que algumas vanguardas tentaram repudiar acabou voltando, assim como a pintura perfeita do real. Com certeza há também muitas outras formas de quebrar essa tradição da cópia do real, porém a fotografia não afastou totalmente o artista da mímese (cópia do real). Segue abaixo algumas pinturas com ao nomes de seus respectivos pintores.
Alyssa Monks
Daviv John Kassan
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Pinturas mais que perfeitas
Postado por Alessandra, estudante de publicidade às 22:57 2 comentários
Semana da Comunicação
Na semana passada ocorreu uma semana de palestras destinadas aos alunos da Faculdade de Comunicação da FAAP, a 32ª Semana da Comunicação, que abordava o tema: Toda mídia ao mesmo tempo agora. Em meio a diversas palestras, a que mais me interessou foi: O novo paradigma da criação na publicidade; que teve como palestrante Plinio Okamoto (diretor de criação da agência Rapp Brasil) e Murilo Lico (sócio diretor de criação/Branding da Santa Clara Nitro). Através de vários cases e exemplos, os palestrantes demonstraram a versatilidade dos meios de comunicação, que estão abrindo novas portas para campanhas, assim como a internet (um dos meios mais falados durante toda a semana por causa do fenômeno das redes sociais, youtube, entre outros). O que mais me chamou a atenção na palestra foi o que Murilo Lico disse sobre a comparação entre publicidade e água. Segundo ele, os publicitários não devem restringir suas campanhas a determinados canais antes de formulá-las; as campanhas devem ser versáteis assim como a água, que incialmente não tem uma forma, se adaptando a forma do recipiente. Outro ponto importante foi a miscigenação de algumas campanhas, que utilizaram vários meios de forma diferente para atrair o público, obtendo um resultado surpreendente.
Postado por Alessandra, estudante de publicidade às 22:22 0 comentários
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Post-it, Post-art
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a arte não se limita somente àquelas pessoas com dons para desenhos e pinturas. O verdadeiro artista é aquele que consegue enxergar algo, dar um novo sentido, criar, e através disso, se expressar. Até mesmo com Post-it (aqueles adesivos coloridos de lembretes), algo banal de nosso cotidiano. Quando se fala em criação, não há barreiras.
Postado por Alessandra, estudante de publicidade às 23:22 1 comentários
Lendo o mundo através de imagens
Dizem que uma imagem vale mais do que palavras. Há quem concorde plenamente com isso ou discorde; mas afinal o que interessa aqui é divagar nos rumos da hiperimagem - um termo que surgiu a partir da hipermídia. Seria um primeiro impacto, causado pela imagem presente na hipermídia, na pessoa. E, com base no texto A imagem sensível, do autor Éric Eroi Messa, podemos definir a hiperimagem como sendo um caminho que leva a um determinado conhecimento. No texto, o autor utiliza-se da teoria de reconhecimento dos signos, de Charles S. Pierce – diz que os signos, que podem ser entendidos como a representação de qualquer coisa, passam por três etapas até o seu reconhecimento- para fazer uma analogia da primeira etapa, ou seja, da primeiridade, à hiperimagem por esta possuir um caráter sensível que nos move à outra etapa, que seria a da razão. Tudo o que vemos projeta em nós algo sensível que faz com que busquemos mais informações, partindo assim para a secundidade descrita por Pierce e, por fim, à terceiridade que se dá no reconhecimento, na reflexão e denominação. A questão central aqui é: seremos capazes algum dia de obter conteúdo através de hiperimagens deixando de lado os textos que se limitam à linguagem comum?
Postado por Alessandra, estudante de publicidade às 23:06 0 comentários
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Exposição SP- Arte/Foto
O shopping Iguatemi está sediando até dia 13 de setembro mais uma edição da SP Arte/foto. Uma exposição que conta com 17 galerias de arte de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. É maior feira de arte do país, trazendo fotografias modernas e contemporâneas e ciclo de encontros. A exposição começou hoje, dia 10 e eu fui lá conferir. Assim que entrei já percebi a atmosfera sofisticada do local. Cada galeria expôs suas obras em um lugar específico com atendentes e também alguns livros de fotografias. Todas as obras são interesantes, mas tem algumas que chamam mais a atenção na minha opinião, como no caso de uma obra que é formada através da sobreposição de fotografias; uma outra é formada por várias fotos de pés com escritas que formam uma frase. Não vou falar mais, agora depende de você ir lá apreciar. A entrada é gratuita. Fica então a dica, mas corra porque é só até dia 13.
Segue o link do site com todas as informações sobre o evento, local e horário.
http://www.sp-arte.com/foto/
Postado por Alessandra, estudante de publicidade às 19:34 0 comentários
Publicidade Interativa
Conforme já foi dito no outro post, a publicidade está utilizando cada vez mais as mídias digitais para a veiculação. Sites interativos de lançamentos de produtos e filmes, infográficos e games são exemplos de hipermídias, ou seja, uma linguagem que permite a junção de outras assim como a imagem, o som e o texto. Isto faz com que haja interatividade no meio de comunicação chamando a atenção do público de uma forma muito mais sutil do que outros meios, porque não há interrupção, muito pelo contrário, o que há é a diversão. A questão é a criatividade de cada um na hora da veiculação. Um exemplo interessante disso é a interactive screensaver que a Toyota disponibilizou em seu site na Nova Zelândia para o download em Macbooks com acelerômetro. Nesta campanha, o carro é jogado para onde a pessoa meche o computador e, para os mais empolgados diz que o carro é duro na queda mas seu laptop não. Segue abaixo um vídeo demonstrando como isto funciona; e mais abaixo o link do site para baixar o programa.
link do site para baixar o programa: http://screensaved.co.nz/toyota/
Postado por Alessandra, estudante de publicidade às 19:28 0 comentários
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Pinturas 3D
Que a arte está sempre quebrando barreiras e inovando cada vez mais não há dúvida. Quem achava que a pintura não passava de um simples quadro contendo tudo no mesmo plano se enganou. Agora a arte pode obter o mesmo efeito sem os oculinhos 3D. É isso mesmo, aquela cena que parece tão real pode ser apenas 1 pintura. Tudo graças à técnica de pintura 3D, onde as imagens são separadas por cor para dar a sensação de profundidade. A onda agora é fazer pintura assim nas ruas. É a arte quebrando barreiras mais uma vez e mostrando que no seu mundo nada é impossível.
Segue abaixo algumas pinturas utilizando a técnica 3D; mas não se engane, são apenas pinturas.
Postado por Alessandra, estudante de publicidade às 19:17 1 comentários