BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 14 de março de 2011

Animações com areia

Sei que já faz tempo que não escrevo, por isso resolvi falar de algo muito especial. Pois é, animações com areia; através de um projetor, vidro ou mesa iluminada o artista vai desenhando com as mãos e areia. A artista ucraniana Kseniya Simonova ficou famosa depois de ter uma incrível performance no concurso televisivo Ukraine's Got Talent utilizando essa técnica para retratar a participação de seu país na Segunda Guerra Mundial. Vale a pena conferir.


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Fotógrafos de rua

Esses dias estava me lembrando de um senhor que andava pelo bairro fotografando as pessoas, registrando os momentos de cada um e fazendo deles uma recordação emocionante. As fotos ficavam perfeitas. Tem pessoas que tem o dom de enchergar arte nos momentos mais inusitados; é o que Baudelaire diz sobre tornar singular algo na multidão. Admiro muito isso.

Andei pesquisando sobre esse fotógrafos de rua e achei um fotógrafo muito interessante. Seu nome é Matt Stuart, um fotógrafo inglês que sai às ruas de Londres registrando aqueles momentos passageiros que quase ninguém se dá conta de sua beleza. Ele é capaz de esperar horas pela fotografia perfeita. Otimista diz que " não pode se esconder atrás de luzes e tecnologia, saio com uma pequena máquina fotográfica, paciência e otimismo. Mas o que recebo em troca é a chance de fazer um retrato honesto, e que as pessoas saibam imeditamente o que é um verdadeiro momento. Espero que toque profundamente seus corações."
Segue abaixo algumas de suas fotografias.









Site oficial do Matt Stuart: www.mattstuart.com

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Pinturas 3D em edifícios

Olha só o que a criação humana pode fazer. Utilizando-se da fachada do prédio surge uma pintura incrível, 3D. Já postei um texto sobre pinturas 3D nas ruas, igualmente incíveis, porém, o ser humano está sempre superando os limites. Imagina só fazer pinturas incríveis deste tamanho que trabalhão que deve dar. Surpreendente. Segue abaixo algumas destas pinturas.












quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Vídeo dos cinco sentidos- quinto Typophile Film Festival

O vídeo em questão foi feito por alunos de desing para o quinto "Typophile Film Festival". Ele mostra a contribuição dos cinco sentidos para a nossa criatividade, utilizando técnicas como o stop motion e a tipografia. É um verdadeiro espetáculo de design.


Hipermídia- código atraente

Robozinhos, mouses diferentes, The sims, Second Life... São todos exemplos de interfaces- algo de certa forma mascarado que levam as pessoas a uma outra dimensão, é uma conexão. No texto As Imagens como antídotos ao midiacentrismo,a autora Lúcia Santaella aborda esta questão dizendo que a linguagem hipermidiática, que já foi tratada em outros posts, se assemelha às nossas mentes por não possuir uma linearidade e ser uma mistura de imagens, textos e sons. Santaella diz que "(...)As conexões não são fixas, mas abertas às marcas pessoais do estilo de interação que o navegador impõe a elas.(...)". Nesse mundo cibertnético, o que mais conta é a interatividade, pois é a base de tudo, ou seja, a pessoa que busca o conteúdo. A interface, seja ela direta ou indireta também é uma das ferramentas que contribui para o sucesso deste mundo digital conectado. Essas são as ferramentas que fazem com que a internet tenha tanto sucesso. Sua linguagem é muito mais semelhante ao nosso raciocínio, além de possuir um revestimento (interface) sedutor.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Pinhole

Este post é dedicado àqueles que não querem ou não podem gastar fortunas em máquinas de fotografia. Aos não convencionais que mesmo assim conseguem demonstrar sua arte. A dica é a máquina de fotografia Pinhole fabricada por ninguém menos, ninguém mais do que qualquer pessoa. A Pinhole é uma "máquina" de fotografia que não possui lentes. Seu princípio é uma câmara escura onde a luz é captada por uma pequeno orifício para dentro da câmera, sofrendo um processo de inversão na parede oposta à do orifício - uma máquina completamente artesanal que não possui lentes.


Contruindo uma Pinhole:

- pegue uma lata qualquer ou umma caixa completamente vedada e faça um furo da dimensao de uma agulha de costura (para produzir uma imagem razoavelmente nítida, a dica é de fazer um furo de 0,5mm ou menos). daí que vem o nome inglês: buraco de alfinete.
- do outro lado de dentro da caixa insira um papel fotográfico.
- para tampar e destampar o furo (obturador) utilize um material à prova de luz.E Voilá, sua câmera já está pronta. O tempo de exposição vaira 5 segundos a mais de uma hora dependendo da luz no momento da fotografia. O resultado é bem interessante. Segue abaixo algumas algumas fotografias que foram tiradas utilizando a Pinhole.















quarta-feira, 4 de novembro de 2009

pesquisar -> Social Media

Social media, guardem essas palavras pois elas serão o futuro do marketing. Com a disseminação da comunicação via internet a tendência é mudar o foco do marketing. Ele se dará na internet por meio de blogs e outras redes sociais. O texto Como anda a reputação da sua marca, do autor Eric Eroi Messa, aborda justamente essa questão da reputação das empresas nas redes sociais. O autor relata que muitas empresas estão buscando na internet o que comentam sobre elas e também utilizando blogueiros para divulgarem seu produto.
A internet vem dominando os meios de comunicação e hoje em dia é comum passar mais tempo na internet do que na televisão (se é que ainda assistem, pois tem gente que não faz isso mais com tanta freqüência). Talvez seja muito mais gratificante utilizar blogs e redes sociais para a divulgação do produto/ marca e também utilizá-la como parâmetro para verificar sua reputação. A questão chave é que isso não é uma grande interferência na vida das pessoas, uma vez que são elas que vão atrás do que estão comentado sobre o produto e/ou a marca. Então, é importante estar sempre de olho no que andam comentando por aí nas redes sociais, pois muitas pessoas irão fazer isso antes de irem às compras.